O vídeo digital está por toda parte e é cada vez mais utilizado na publicidade. Hoje, o formato está presente nos computadores, celulares, tablets e em uma série de dispositivos conectados à internet.

O cenário, portanto, é muito diferente do que era há alguns anos, quando os vídeos eram assistidos somente na televisão. Não por acaso, a produção de vídeos publicitários deu um grande salto com a internet e as redes sociais.

E essa é uma tendência que não deve parar. Estima-se que até 2020, 80% do tráfego de dados na web venha dos vídeos, de acordo com a consultoria Cisco.

Portanto, é provável que esse formato movimente ainda mais o mercado de produção publicitária nos próximos anos. Quer saber mais sobre o assunto para surfar nesta onda? Então, leia este artigo até o final!

O poder do vídeo digital na publicidade

O vídeo digital é um formato empolgante que trabalha com estímulos mentais para despertar atenção, desejo, curiosidade e produzir emoções. Por esses motivos, gera 1.200% mais engajamento que outros conteúdos, como textos e imagens, segundo pesquisa realizada pela WordStream.

Além disso, o estudo State of Video Marketing revelou que as pessoas passam, em média, uma hora e meia assistindo a vídeos na internet todos os dias. Entre os usuários, 81% tomam decisões de compra depois de assistir a conteúdos desse tipo. Outros 95% procuram por vídeos para saber mais sobre um produto ou serviço.

Outras vantagens

  • Formato mais dinâmico: Em meio à correria do dia a dia, nem todos têm tempo para ler um texto extenso. No entanto, as pessoas sempre encontram alguns minutos para assistir a um vídeo. O formato torna mais fácil e rápida a compreensão até de assuntos mais complexos, pois une uma série de recursos visuais;
  • Autoridade para a marca: Quando bem produzidos, os vídeos transmitem uma imagem profissional, o que aumenta a autoridade da marca frente ao público-alvo. Isso ajuda as empresas a conquistar a confiança dos clientes e alcançar seus objetivos;
  • Diversidade de formatos: Os conteúdos em vídeo podem ser adaptados a diferentes formatos. É possível produzir, por exemplo, vídeos informativos, animações, reviews de produtos, unboxing (mostrando como um produto vem embalado), webinar (seminário online), tutorial e até vídeo case, apresentando os resultados de um trabalho executado pela empresa.

O vídeo digital tornou-se, portanto, uma maneira única das marcas se conectarem com o público. Afinal, o formato permite explorar inúmeras possibilidades nas mais diferentes plataformas. Atualmente, é possível trabalhar com conteúdos em vídeo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter e várias outras redes sociais, até mesmo ao vivo.

A popularização do formato na internet

Muito da expansão do formato se deve à popularização das ferramentas de acesso e de produção de vídeo digital. Hoje, qualquer pessoa com um celular na mão pode produzir vídeos e gerar milhões de visualizações, influenciando usuários de qualquer parte do país ou do mundo.

O que para muitos é uma brincadeira ou mero entretenimento, para o mercado publicitário é oportunidade de gerar novos negócios. A grande vantagem é que é possível criar excelentes materiais com um baixo investimento.

Basta comparar o atual cenário a quando o vídeo era limitado à televisão. Naquela época, produzir publicidade audiovisual era privilégio das grandes empresas. Afinal, havia altos custos com produção, equipamentos, locação de cenários, contratação de atores e, por fim, a compra do espaço na TV.

Tudo isso fazia com que o investimento para a veiculação de uma única peça publicitária ultrapassasse a casa dos milhões. E isso ainda ocorre com os anúncios na TV, especialmente aqueles veiculados em horário nobre.

Por outro lado, a internet tornou a publicidade em vídeo muito mais acessível. Hoje, os equipamentos são mais baratos, assim como os custos de produção e edição. Sem contar que a veiculação nas redes sociais pode ser feita a custo zero e, ainda assim, atingir um grande público.

Em síntese, a evolução do vídeo para o formato digital democratizou o acesso a essa poderosa ferramenta. Agora, mesmo as pequenas e médias empresas conseguem investir nesse formato e alcançar excelentes resultados. Portanto, a tendência é que a produção de vídeos publicitários cresça ainda mais nos próximos anos.

Agora que você já conhece o vídeo digital, que tal preparar-se para entrar nesse mercado?

O curso tecnólogo de Produção Publicitária da Unigran Net fornece as bases necessárias para quem pretende trabalhar nessa área. Inscreva-se clicando no botão abaixo.

Inscreva-se no Vestibular 2019 Unigran Net →