A cidadania americana é considerada um sonho para muitos brasileiros. Mas apesar de terem muitos requisitos necessários para se tornar um cidadão, esse não é um sonho impossível de viver. Acompanhe o artigo para saber quem pode e como se naturalizar americano!
Green Card x Cidadania Americana
Para entender perfeitamente a cidadania americana, é preciso primeiramente esclarecer a diferença entre ela e o famoso Green Card, muitas vezes interpretado de maneira errada.
O Green Card é uma espécie de cartão que garante à pessoa estrangeira a possibilidade de morar nos Estados Unidos. Um imigrante que deseja trabalhar legalmente no país, por exemplo.
Por outro lado, a cidadania americana garante aos estrangeiros todos os direitos que um cidadão norte-americado possui. Voto, eleger-se a cargos públicos e até receber auxílio do governo, caso necessário.
Além disso, vale ressaltar que outra diferença é que os cidadãos americanos podem transmitir a cidadania para os seus respectivos filhos, enquanto os estrangeiros com o Green Card não possuem tal direito.
Os portadores do Green Card também precisam avisar o governo caso saiam do país por um determinado período, algo que um cidadão não precisa fazer, podendo inclusive tirar um passaporte americano.
No entanto, as pessoas que obtêm o Green Card podem vir a se tornar cidadãs americanas, desde que estas estejam dentro dos requisitos para isso.
Cidadania americana: quem tem direito?
Os EUA adotam o critério ius solis para transmitir sua cidadania. Isso significa que qualquer pessoa nascida em solo norte americano é cidadão norte americano, independente da nacionalidade de seus pais, ou se eles estavam legais ou não no país.
Diferenciando-se da Itália, Portugal, Espanha e Alemanha que adotam o critério ius sanguinis, que é o direito pelo sangue, ou seja, por descendência.
Mas, voltando aos EUA, existem grupos que também têm direito de se tornar cidadãos americanos caso já possua o Green Card.
Dentre eles, pode-se destacar: os que já moram no país há pelo menos 5 anos ou são cônjuge de um cidadão norte-americano que reside nos EUA por pelo menos 3 anos.
Além disso, os que querem servir ou que já tenham servido no Exército dos EUA por pelo menos 1 ano também têm direito a essa cidadania.
Benefícios da cidadania americana
Residentes Permanentes não têm direito de votar nos EUA como qualquer outro cidadão.
Mas, além dessa vantagem, existem mais outras que fazem com que toda parte burocrática valha a pena na hora de conquistar sua cidadania. Veja: C
- Pode trazer membros da família para os EUA;
- Acesso aos cargos federais de emprego em agências e escritórios governamentais;
- Acesso facilitado às universidades americanas (anuidades e taxas de ensino mais baratas do que para estudantes estrangeiros);
- Podem se tornar políticos;
- Têm acesso à contratação do seguro de saúde do governo americano.
Em outras palavras, é uma forma de conquistar mais participação no crescimento e mudanças políticas do país. Mas também de ter direitos no próprio ambiente de trabalho, ampliando o mesmo para cargos mais específicos e governamentais.
Ainda tem dúvidas acerca de todo esse processo de legalização da permanência nos EUA? Podemos te ajudar! Leia também: Tudo sobre o visto americano!