Semana de 4 dias, um novo formato de trabalho | Blog Unigran Net

Na contramão da criação da Ford em meados da década de 20, a nova carga horário que tem se tornado tendência substitui os cinco dias úteis, por quatro dias de descanso e três de descanso. 

Naquela época, a ideia da Ford era aumentar a produtividade e reduzir as faltas frequentes ao oferecer aos funcionários dois dias de descanso semanais. Mas, claro, nas últimas décadas, o mercado passou por várias revoluções e o formato de trabalho não ficou de fora. 

Seria então o 4×3 o futuro do trabalho? Acompanhe o artigo para entender melhor!

Como surgiu a semana de 4 dias? 

(Fonte da Imagem: O futuro das coisas).

É fato que a pandemia gerou novos comportamentos em todos os indivíduos e, no que diz respeito aos formatos de trabalho, o home office cresceu muito e levantou muitos debates ao abrir os olhos para novas possibilidades. 

Com os colaboradores e a liderança obrigados a permanecer em casa por conta do isolamento social, muitas reflexões sobre a dinâmica do trabalho foram levantadas. Por exemplo: 

  • A produtividade está mesmo conectada ao número de horas trabalhadas?
  • Estar no escritório realmente significa estar trabalhando? 
  • A qualidade da vida pessoal reflete no desempenho das atividades?
  • Em que momento o excesso de horas trabalhadas cruza a linha?
  • É possível evitar um burnout? 

A partir desses debates e, como solução para algumas das problemáticas levantadas, o sistema 4×3 se formou. 

Como funciona a semana de trabalho com 4 dias?

Em resumo, nesse modelo, ao invés dos tradicionais cinco dias por semana, os colaboradores trabalham em quatro e folgam nos outros três. 

A aplicabilidade dessa redução de jornada pode variar a depender das necessidades da empresa, da função executada ou, em algumas situações, pode ser solicitada pelo colaborador. 

A maioria das empresas que se manifestaram a favor do modelo 4×3, indicam as quartas-feiras como sendo o melhor dia, uma vez que essa folga no meio da semana pode dar aquele alívio à rotina corrida e equilibrar a vida pessoal e profissional. 

Onde esse modelo de trabalho já é uma realidade? 

Como mencionado, essa é uma novidade que surgiu no meio da pandemia e, por ser diferente do tradicional, pode causar sim uma estranheza das empresas. Mas, a verdade é que esse sistema já tem sido testado em maior escala na Espanha, na Bélgica, na Nova Zelândia e nos Estados Unidos. Um dos casos mais conhecidos é, inclusive, o da gigante da tecnologia Microsoft.

(Fonte da Imagem: Rotas de viagem).

Ainda em agosto de 2019, a filial japonesa da Microsoft adotou esse método diferencial como um experimento. E o resultado desse teste foi excelente! Primeiramente, foi detectado que tanto os diretores como os colaboradores passaram a usar o tempo que tinham com mais foco e eficiência. Como resultado, a produtividade dos aumentou em 40%.

E a semana de 4 dias cruzou as fronteiras! Os Emirados Árabes Unidos, por exemplo, foram o primeiro país a estabelecer a semana de quatro dias em escala institucional. Com isso, até as próprias entidades governamentais e o banco central adotaram o sistema 4×3. 

Apesar dos dados globais, não foram apenas países que aderiram à semana de quatro dias úteis. Muitas empresas privadas escolheram implementar essa nova modalidade ao perceber que os resultados eram tão benéficos. 

Quais são os benefícios da semana de trabalho reduzida para a saúde?

Os benefícios para as empresas são inegáveis! Mas antes disso, está a própria saúde e bem estar dos colaboradores que impacta diretamente na forma com que os mesmos executam as suas atividades. 

Uma jornada menor pode impactar diretamente na condição cardíaca e nas disposições física e mental de trabalhadores. Isso porque eles terão um dia a mais para descansar, se divertir e, até mesmo, se organizar com outros afazeres da vida pessoal ou profissional. 

Vale ressaltar também como benefício do sistema 4×3 a redução do estresse que pode diminuir os casos de burnout e doença ocupacional.

Entretanto, antes mesmo de adotar esse método, é indispensável notar se a quantidade de atividades acompanha a jornada reduzida. Se a resposta for negativa, talvez esse não seja um método interessante para o ambiente em que você está, uma vez que pode trazer ainda mais exaustão pela tentativa de fazer todas as obrigações em um espaço de tempo menor.

O modelo 4×3 é o futuro do trabalho?

Mesmo com inúmeros benefícios, claro que o mercado ainda tem seus contras a adoção desse sistema 4×3 como absoluto. Alguns podem, inclusive, enxergar essa opção de trabalho como apenas uma tendência que logo passará ou uma solução rápida que foi vendida como revolucionária. 

Mas a verdade é que independente do cenário, os seres humanos mudam e, com isso, novas necessidades surgem e revoluções acontecem. 

O próprio trabalho remoto que antes parecia cheio de obstáculos agora é super comum e tende a continuar crescendo. Então, mesmo que a princípio a semana de quatro dias pareça absurda, é interessante ficar inteirado nesse assunto e nas demais pautas que regem o mundo corporativo. 

Se você gosta desse universo de gestão, investir nessa carreira é uma excelente oportunidade para você! Num formato de estudo on-line, a Unigran USA conta com a graduação de Gestão de Cooperativas, onde você aprende tudo sobre liderança, gestão de pessoas, equipes e empreendedorismo. 

Conheça mais sobre o curso acessando nosso site!

Leia também: Quiet Quitting: trabalho, ritmo e equilíbrio


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas