O mundo está sempre retomando tendências antigas, seja na moda, música ou até mesmo na decoração. Com isso, a promessa para 2023 é que o Design de Interiores traga uma união que brinque com o estilo moderno e retrô ao mesmo tempo.
Mas será que é mesmo possível combinar esses dois extremos?
As características do Design de Interiores retrô
Antes de falarmos sobre essa união, vamos voltar alguns anos atrás e desvendar o que de fato era tendência no passado.
O Design de Interiores intitulado como retrô é muito característico pela mistura de cores fortes, materiais e texturas diferenciadas. A própria ideia de estampas com padrões geométricos, florais e com formas abstratas são uma aplicação desse tipo de decoração!
Ah! E vale ressaltar que os termos retrô e vintage não são a mesma coisa. Dentro desse universo é comum que as pessoas confundam, mas no estilo vintage, os móveis são caracterizados por serem originais dos anos 20 a 60. Já no retrô, a ideia é apenas se inspirar em peças antigas.
Também por esse motivo, os móveis de estilo retrô acabam sendo mais acessíveis financeiramente do que os do estilo vintage, que precisaram de anos de cuidado e conservação.
Para quem o estilo retrô é indicado?
Aqueles que fazem parte do grupo de pessoas que amam a estética mais antiga, adoram garimpar móveis e tapeçarias, talvez esse seja um estilo excelente para compor seus ambientes e expressar sua personalidade.
Da mesma forma, aos que gostam de manter memórias eternizadas e contar histórias através de sua própria casa, aplicar o retrô a decoração também pode ser uma opção. Seja com um móvel vintage que passou de geração em geração ou com itens artesanais que trazem boas memórias.
Como unir o retrô com o moderno?
Em 2023 a grande tendência é montar ambientes que tragam conforto e que, ao mesmo tempo, contem histórias, expressem personalidade e sejam funcionais. Assim, a união entre moderno e retrô já está se tornando uma realidade. Então anote as ideias de como colocar isso em prática:
Mistura de cores pálidas e vivas:
Como dito, as cores são uma característica marcante da decoração retrô e, ao falar sobre a união entre ela e o estilo moderno, as cores podem ser uma grande aposta.
A paleta que representa o retrô tem diferentes opções, ou seja, tanto os tons mais sóbrios quanto as cores vibrantes são utilizados nas composições. E, se forem juntas em uma estampa diferenciada, melhor ainda!
Usando então o branco, bege, cinza ou até tons pastel como a cartela principal, é possível apostar nas cores sólidas para complementar e dar aquele acabamento alegre e extravagante, bem característico do retrô.
Quadros e elementos decorativos:
Outra estratégia para trazer o retrô para dentro de uma decoração moderna sem ocupar muito espaço são os quadros e elementos decorativos.
Ainda que os quadros pareçam a única opção, é possível apostar nas tapeçarias de crochê na parede, placas de mdf, discos de vinil para incrementar na decoração ou até mesmo bandeiras com mandalas que exalam cor e, até, puxam a dica anterior.
Não há limite para essa dica!
Móveis coloridos ou arredondados:
Se o objetivo é criar um ambiente que tenha mais cara de retrô, uma excelente alternativa é trazer os móveis coloridos ou com um acabamento arredondado.
Nesse quesito, o item que mais se destaca são as mesinhas de cabeceira ou de centro, que podem complementar essa ideia mais retrô com toalhas estampadas ou elementos decorativos em cima como plantas, discos ou livros.
Ah! Vale ressaltar que nesse estilo os móveis ideias contam com aqueles pés palito e de madeira.
Luminárias diferentes:
Seguindo ainda a ideia de elementos que complementam o ambiente, as luminárias são um item chave do retrô.
Além da própria estética do item, as luminárias abrem a possibilidade de se trabalhar com a própria iluminação do ambiente, trazendo o tom mais amarelado característico desse estilo.
Viu só como uma dica consegue complementar a outra tornando o retrô ainda mais visível mesmo no ambiente moderno?
Essas e tantas outras estratégias de decoração você aprende no curso de Design de Interiores. Até porque, sabe-se que quando falamos de um ambiente, não é só a estética que importa, mas sim a funcionalidade e conforto que o mesmo entregará aos usuários.
Assim, os profissionais dessa área estudam de forma aprofundada como cada elemento pode influenciar no resultado final de um projeto.
É apaixonado por decoração? Então venha conhecer a graduação em Design de Interiores da Unigran USA. Afinal, trabalhar com o que a gente ama é melhor ainda.
Leia também: Design de Interiores: Quais as tendências para 2023?