4 técnicas para construir um ótimo discurso | Blog Unigran Net

Seja no trabalho, na escola ou em ocasiões especiais, um bom discurso precisa impactar e ser claro para transmitir uma mensagem. E se engana quem pensa que para construir um bom discurso é preciso usar palavras difíceis e rebuscadas.

Para deixar o seu recado de maneira marcante, o mais importante é que você esteja seguro e a vontade para se expressar. Para isso, existem algumas técnicas básicas que podem ser úteis em qualquer ocasião, mesmo que o discurso seja improvisado e inesperado. 

Afinal de contas, conquistar pessoas através das palavras é fundamental para quem deseja impactar o seu meio e provocar ações e reações de acordo com o seu objetivo. 

Portanto, se você tem interesse em seguir uma carreira de liderança, ou mesmo, melhorar sua capacidade de comunicação para exercer sua influência no mundo de maneira positiva, esse artigo é especialmente para você.

Confira nossas dicas para construir um bom discurso e estar sempre pronto para qualquer situação!

4 dicas para um bom discurso:

1. Se aprofunde no assunto 

O primeiro passo para construir um bom discurso é, sem dúvidas, se aprofundar no tema e na pauta levantada. Isso significa que não basta apenas conhecer o conteúdo relacionado ao título de seu discurso, é importante ir além e explorar outras visões, o que permitirá enriquecer sua fala.

Mas fique tranquilo, não é preciso adicionar tudo o que você ler ou estudar dentro dos seus argumentos. Afinal, muitas das vezes os discursos têm um tempo estimado e precisam ser objetivos para prender a atenção do público – o que se torna uma tarefa desafiadora em discursos demorados.

(Fonte da imagem: Masterd).

O objetivo de se aprofundar no assunto, na verdade, é te trazer mais segurança na hora de passar a mensagem. Quando você sentir que está dominando aquele tema, todo o nervosismo de falar algo incorreto ou ser confrontado por perguntas é eliminado.

Além disso, ao se sentir mais confiante, até sua postura é impactada positivamente. Pessoas com autoridade em um tema demonstram isso através de suas palavras, gestos e articulações, dando mais confiança ao público para ouvirem e refletirem sobre aquilo que estão recebendo.

2. Considere o público em questão

Além de dominar o tema para transmitir segurança ao público, conhecê-lo bem é fundamental para construir um bom discurso. A questão não é dizer o que eles esperam ouvir, mas saber como conquistá-los e quebrar paradigmas para que o seu recado seja direto e objetivo, ultrapassando as barreiras mentais que podem estar pré-definidas em suas mentes.

Para cativar os seus ouvintes, vale a pena estudar mais sobre o perfil geral, público-alvo ou persona que estará presente. Com isso, o discurso poderá conter elementos personalizados de acordo com o ambiente.

Se o público presente for jovem e a mensagem for de incentivo, por exemplo, será possível usar toques humorísticos e perspectivas que prendam a atenção. Já se o público apresenta um perfil formal e sério, ir para o lado reflexivo e motivacional pode ser a melhor opção.

Falar a linguagem do público já é um grande passo para ter sucesso no seu discurso e conseguir passar aquilo que você deseja a eles.

3. Faça rascunhos do seu discurso

Após definir a linguagem e o tom de suas falas, colocar as ideias no papel é o próximo passo. Caso você ainda não saiba por onde começar, criar uma lista de tópicos ou exemplos que possam ser usados na construção do seu discurso pode te ajudar a encontrar um ponto de partida.

Os rascunhos são ótimos para organizar ideias e rever frases que devam ou não estar presentes no discurso. Além disso, eles ajudarão a fixar melhor o conteúdo para treinar e não esquecer nenhum ponto importante.

O rascunho final pode servir de base no dia da apresentação para que você não pule nenhum tópico ou exemplo. No entanto, não se apoie somente no texto escrito e evite ficar lendo o conteúdo, para que suas falas não percam a naturalidade e continuem passando confiança e autoridade no assunto.

4. Treine o máximo possível

Rascunho pronto? Então é hora de praticar e treinar o seu discurso até que ele esteja carregado de emoção e possa atingir os seus objetivos.

Vale a pena ressaltar que um discurso não é composto apenas pelo que você diz, mas também pelo que seu corpo expressa na hora que está falando. Por isso, treinar suas movimentações e gestos também é importante.

Para isso, um bom truque é discursar para si mesmo em frente a um espelho, observando se você está passando uma imagem de segurança e influência aos ouvintes. 

(Fonte da imagem: Clube da Fala).

Outra opção são as gravações. Afinal, gravar o discurso pode ajudar a melhorar a dicção e o tempo de fala. Além disso, palestrar para familiares e amigos é uma boa estratégia para receber feedbacks e ajustar pontos necessários.

Por fim, imagine que o seu discurso pode ser o pontapé inicial para transformar uma vida. Com isso em mente e colocando nossas dicas em prática, construir um bom discurso nunca mais será um problema!

E se você ainda achar que precisa de mais ajuda para treinar seu discurso e desenvolver suas habilidades de comunicação, a Unigran USA tem o Curso Livre perfeito para isso!

Com o curso de Apresentação e Comunicação Interpessoal você potencializa seu discurso, aprimora técnicas para perder o medo de falar em público, aprende a utilizar ferramentas em seu favor e, ainda, como envolver sua plateia!

Tudo isso, estudando na modalidade a distância e em um curso de rápida duração. Acesse nosso site e tenha mais informações. Clique aqui!

Leia também: Por que investir em Cursos Livres?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas