A espera de um filho ou filha é um acontecimento único, vivido intensamente por homens e mulheres. A participação no processo de gestação, parto, pós-parto e crescimento de uma criança faz toda a diferença para a sua construção humana ética e consciente, pois o acompanhamento responsável e qualificado pode mudar o futuro de uma família.
Tomar decisões difíceis como mudar para outro país, comprar uma casa, voltar a estudar, mudar de emprego. Tudo isso pode gerar um impacto suficientemente capaz de mudar o mundo. O fato é que tomar decisões nem sempre é fácil, principalmente aquelas que podem alterar a rota da sua vida radicalmente.
O que podemos fazer por nós e pelos nossos filhos?
Primeiro, ter a compreensão de que não nascemos prontos é indispensável para construir um percurso de autoconhecimento e descobrir o tipo de paternidade e maternidade que cada um vai exercer.
Além disso, é importante refletir que criar filhos não é apenas uma questão de instinto. Mas, algo que requer aperfeiçoamento constante o que, neste caso, pode ser um aliado ao desenvolvimento pessoal de cada um.
O que te move a aprender?
Ter filhos, ao contrário do que muitos pensam, pode ser um novo e importante motivo para retomar os estudos, reaprender a importância da leitura. Bem como, descobrir saberes que envolvem a psicologia, a pedagogia e se reinventar como pai ou mãe, mas principalmente como um ser humano em constante aprimoramento.
Assim, quando investimos na educação não estamos pensando exclusivamente em nosso desenvolvimento e crescimento pessoal. Mas também no futuro dos filhos que, um dia, terão como inspiração a sua trajetória.
Leia também: Maternidade e carreira: como conciliar as duas coisas?