Fique legalmente nos EUA: Tudo sobre o visto americano! | Blog Unigran Net

Ah, a vida nos EUA!”, normalmente, depois dessa frase vem suspiro ou uma lista de cenários possíveis da vida lá fora. Não é atoa que os Estados Unidos é um dos países mais procurados quando brasileiros resolvem emigrar. 

Contudo, existe uma burocracia não só para entrar, como também para permanecer no país de forma legal. Pensando nisso, vamos entender tudo sobre o famoso visto americano. Acompanhe a leitura! 

Morar legalmente nos EUA: o que é necessário?

(Fonte da Imagem: Cloud Front).

Para iniciarmos é importante entender que os vistos nos Estados Unidos são divididos entre os vistos de não-imigrante e os vistos de imigrante.

O visto de não-imigrante é suficiente para permanecer no país por um tempo determinado como por exemplo, cursos rápidos, tratamento médico, turismo ou trabalhos temporários. 

Porém, para efetivamente morar nos EUA, sem prazo de volta para o Brasil, um visto de não-imigrante não é suficiente, sendo necessário se enquadrar em uma das três categorias a seguir:

  • Ser cidadão norte-americano;
  • Ter o título de residência permanente (o famoso Green Card);
  • Ter um visto de imigrante.

Vistos para morar legalmente nos EUA

(Fonte da Imagem: GlbIMG).

Para morar legalmente nos EUA, você pode então entrar com o visto de imigrante, entrar com um visto de não-imigrante e morar no país apenas enquanto o visto durar ou entrar com um visto de não-imigrante e, antes do fim do seu prazo de duração, requisitar a troca para um visto de imigrante ou para o título de residência permanente (Green Card).

Em geral, os vistos que mais são requisitados por brasileiros (além do de turismo) são:

VistoCategoriaAbrangência
F ou MNão-imigranteEstudantes de universidades, cursos de línguas, ensino médio, cursos, etc. 
JNão-imigranteIntercâmbio de Au Pair
E1 ImigranteEmpregos de primeira preferência. Professores e pesquisadores, executivos, diretores e gerentes de multinacionais.
E2ImigranteEmprego de segunda preferência. Profissionais com mestrado, doutorado ou com habilidades excepcionais. 
E3ImigranteEmprego de terceira preferência. Profissionais no geral ou outros trabalhadores.
H-1BImigrante
Profissionais estrangeiros graduados e com experiência bastante específica em seu campo de atuação. 
C5, T5, R5 ou I5ImigranteInvestidores e “criadores de emprego”.
Vistos mais requisitados por brasileiros.

O portador do Green Card:

Caso ainda existam dúvidas, o portador de Green Card (residência permanente) é alguém que recebeu autorização para viver e trabalhar nos Estados Unidos em caráter permanente. 

Segundo o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos, os portadores da permissão de residência devem cumprir as seguintes responsabilidades:

  • Obedecer às leis dos Estados Unidos e localidades;
  • Pagar os devidos impostos sobre a renda e reportá-los às devidas instituições;
  • Apoiar o método governamental da democracia (sem direito a voto);
  • Registrar-se no Selective Service (recrutamento militar), se tiver idade entre 18 e 25 anos.

Como conseguir o Green Card?

Assim como no caso dos vistos, para conseguir o Green Card existem várias possibilidades, que dependem muito da situação concreta de cada indivíduo. Mas, algumas das formas mais comuns de conseguir o título de residência permanente são:

  • Por meio do patrocínio de familiar cidadão norte-americano;
  • Casamento com cidadão norte-americano;
  • Ter um visto de imigrante por determinado tempo, como por exemplo o de trabalho (H-1B);
  • Concorrer na loteria anual do Green Card e ganhar.

Mas claro que para cada caso podem haver exceções e peculiaridades que serão avaliadas uma a uma. 

Em todo caso, para ter direito ao Green Card é necessário abrir uma solicitação com o governo norte-americano, preenchendo o formulário de acordo com a categoria em que você se encaixa. Por isso é tão importante conhecer as categorias e entender em qual você se encaixa, para que assim você não cometa erros nesse processo. 

Depois disso, você vai passar por algumas etapas e precisará apresentar os documentos exigidos pelo governo dos Estados Unidos. 

E vale ressaltar que o Green Card tem uma taxa monetária que deverá ser paga, mas que no final, valerá a pena para que você possa viver de forma legal nos EUA e sem dores de cabeça. 

As burocracias fazem parte da vida, mas no fim vale a pena enfrentá-las para alcançar aquele sonho de morar nos EUA e se estabilizar com a carreira ideal. 

Na Unigran EAD você tem a opção de continuar investindo nos seus conhecimentos até mesmo morando no exterior. Seja com uma graduação ou pós-graduação, tudo na modalidade a distância. Torne-se o profissional ideal em qualquer lugar do mundo. Conheça nossos cursos, clique aqui


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas