Poucas coisas nos deixam com o coração mais aquecido do que nos sentir amados. Mas você sabia que essa sensação pode acontecer de formas diferentes para cada pessoa? Algumas delas gostam de passar a noite juntas, outras preferem ganhar algo. Essas diferentes formas são chamadas de Linguagens do Amor.
Se você quer entender melhor cada uma delas e aprender como tornar sua comunicação afetiva mais eficiente, continue a leitura!
Como surgiram as Linguagens do Amor?
Em 1992, o escritor estadunidense e também conselheiro matrimonial Gary Chapman, lançou o livro best-seller “The 5 Love Languages”, traduzido para o português como “As 5 Linguagens do Amor”.
Segundo seus estudos, Gary entendeu que a maioria dos casais que o procuravam, tinham problemas no relacionamento causados pela ausência de uma comunicação eficiente. Era como se cada um deles estivesse falando uma língua diferente.
Foi então através dessa análise que ele propôs a existência de 5 linguagens pelas quais as pessoas entenderiam e demonstrariam seu amor.
As 5 Linguagens do Amor:
Portanto, se cada pessoa tem suas próprias maneiras de expressar e compreender o amor dentro das suas relações, a chance de que um casal tenha linguagens do amor diferentes é bem grande. O que significa que a falta de compreensão dessa linguagem pode trazer desentendimentos, e até mesmo, causar a sensação de desafeto, o que não é um bom sinal em um relacionamento amoroso.
Com isso em mente, fica bem mais fácil entender a importância de reconhecer as linguagens do amor de quem está ao nosso lado, não é mesmo?
Para que seja ainda mais simples entender essas variações, vamos exemplificar cada linguagem. Veja a seguir!
Palavras de Afirmação
A primeira da nossa lista é a Palavras de Afirmação. Essa linguagem representa aquelas pessoas que demonstram seu afeto através de palavras carinhosas, elogios, apoio moral, ou qualquer outro tipo de manifestação verbal.
Ou seja, são pessoas que se sentem realmente amadas e valorizadas ao ouvirem um “eu te amo”, “você é especial para mim” ou “Seu cabelo está lindo hoje”, por exemplo.
Atos de Serviço
Outra linguagem presente na lista é a de Atos de Serviço.
Os indivíduos que se identificam com essa linguagem têm nos pequenos gestos de cuidado, sua forma de entender e expressar o amor.
Para eles, é mais fácil se sentir amado ao ter alguma demanda cumprida, que ao ouvir um “eu te amo”.
Portanto, uma pessoa que se comunica através da linguagem de Atos de Serviço, é alguém que estará sempre disposta a ajudar o outro e fazer coisas que agradam o par.
Alguns exemplos seriam: preparar aquela comida que o outro gosta, auxiliar na resolução de algum problema, encher as garrafinhas de água ou qualquer outra coisa que você faça em benefício da outra pessoa.
Tempo de Qualidade
Existem também aqueles que demonstram seu amor através da atenção. Para elas dedicar um tempo à pessoa amada, compartilhando momentos juntos, é muito mais importante e valioso para a relação!
Você pode manifestar seu amor para quem tem como linguagem o Tempo de Qualidade, através de um convite para sair, um jantar romântico, assistindo algum filme ou série juntos. São inúmeras opções! Só não vale ficar com os olhos vidrados no celular durante esses momentos!
Toque Físico
Já na linguagem do amor representada pelo Toque Físico, encontram-se as pessoas que expressam seu apreço por meio do contato físico, seja ele um abraço, um beijo, andar de mãos dadas ou com um cafuné.
São as pessoas que gostam de estar sempre próximas daquelas que ama, oferecendo carinho e, através da sua linguagem, mostrando seu amor por alguém.
Presentes
A quinta e última linguagem do amor listado por Gary Chapman é a de Presentes.
Essa linguagem representa as pessoas que costumam demonstrar seu amor presenteando aqueles que gostam.
E aqui não estamos falando de presentes super caros e elaborados. O valor não é o que importa para essas pessoas!
O presente pode ser até mesmo uma flor colhida na rua. Para alguém com essa linguagem do amor, o que, de fato, interessa é saber que você pensou nela e parou um pouco do seu tempo para levar esse presente para ela.
Como descobrir sua linguagem do amor?
Para conseguir descobrir sua linguagem do amor, basta ficar de olho em como você costuma se comportar com aqueles que ama.
Você pode se questionar coisas como: O que meu amor faz ou diz para mim que faz com que eu me sinta mais amado(a)?
É importante ressaltar que cada pessoa pode ter até 3 linguagens com as quais se identifica e outras 2 que não acha relevante.
Por isso, vale verificar também o grau de importância que você dá para cada uma delas.
Já para conseguir identificar a linguagem do seu par, basta prestar atenção em como ele se comunica com você.
Lembre-se também que ter linguagens do amor diferentes não significa que você e seu amor não darão certo. Essa diferença só quer dizer que vocês terão de trabalhar juntos para fazer uma ponte entre as linguagens, para que ambos sintam-se amados e valorizados no relacionamento.
Bem, agora que já conheceu as 5 Linguagens do Amor, basta identificar quais delas melhor representam você e sua alma gêmea, para aproveitar o Dia dos Namorados brasileiro demonstrando esse lindo sentimento.
Mas, se você vai estar no time dos solteiros esse ano, você pode aproveitar para curtir outro tipo de amor e um ainda mais forte: o amor materno! Confira: Filmes que retratam o amor materno