Oscar: qual a origem da premiação? | Blog Unigran Net

Completando quase 100 anos de existência, o Oscar é o maior e mais esperado evento da indústria cinematográfica. Ele reúne milhares de espectadores, todos os anos, para premiar as melhores produções do cinema. Mas você sabe como ele surgiu?

Acompanhe o artigo para conhecer a origem e outros detalhes sobre o evento.

A origem da cerimônia de premiação

Com o crescimento do cinema americano, os principais nomes da indústria também sentiram a necessidade de ter uma organização responsável pelos projetos desenvolvidos em Hollywood. Foi assim que surgiu a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ou, em inglês, Ampas (Academy of Motion Picture Arts and Science). 

Fundada oficialmente em 11 de maio de 1927, por Louis B. Mayer, um dos criadores do famoso estúdio MGM (Metro-Goldwyn-Mayer), a Ampas estruturava a primeira cerimônia de entrega das estatuetas, cujo nome oficial é, na verdade, Prêmio da Academia ao Mérito (Academy Award of Merit).

Louis B. Mayer e Carl Laemmle (Fonte da imagem: Live Journal).

A primeira premiação

Quem acompanha o evento hoje, com investimento de milhões de dólares, transmissão ao vivo, um tapete vermelho quilométrico e inúmeros convidados glamourosos, não imagina que, a princípio, em sua primeira edição, a entrega das estatuetas contou com apenas 270 participantes.

Essa primeira premiação só aconteceu em 1929 e, diferente da grande cerimônia que conhecemos, ela foi resumida em um jantar, realizado no Hotel Roosevelt de Hollywood, em Los Angeles, onde cada membro pagou uma entrada de US $5 para assistir à premiação, que durou cerca de 15 minutos.

De onde saiu o nome “Oscar”?

Bem, se o nome oficial da tão famosa estatueta dourada é Prêmio da Academia ao Mérito, então por que chamamos ela de Oscar?

(Fonte da imagem: Canal3).

A resposta para isso vem de um boato. De acordo com o rumor, dizem que Margaret Herrick, que naquele momento era responsável pela biblioteca da Academia, viu o troféu e comentou que ele parecia o seu tio Oscar. O apelido ganhou tamanha fama que foi usado pelo colunista Sidney Skolsky, em 1934, ao comentar o Prêmio de Melhor Atriz ganho por Katharine Hepburn.

Foi só em 1939 que a Academia passou a utilizar oficialmente o apelido, tornando o nome Oscar ainda mais popular.

Como funciona a premiação?

Hoje a premiação do Oscar conta com a participação de muitos membros da indústria cinematográfica, distribuindo prêmios em 23 categorias, em um evento que dura mais de 3 horas, no Dolby Theatre, local oficial da cerimônia desde 2002.

A escolha das indicações e dos vencedores, é feita através de votação entre os membros da Academia. E não é qualquer pessoa que pode fazer parte desse grupo seleto! 

Portanto, para receber um convite e se tornar membro, você precisa estar dentro de uma destas categorias:

  • Jornalista especializado;
  • Antigo ganhador do Oscar;
  • Profissional da indústria, com indicação de, pelo menos, 2 membros atuantes na mesma área que a sua.

E além disso, cada membro só tem permissão para votar na categoria da qual tem conhecimento técnico. Apenas os prêmios de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional têm votação aberta para todos os integrantes da Academia. 

Dolby Theatre (Fonte da imagem: Forbes).

Qual a importância de ganhar um Oscar?

Como a principal premiação destinada à 7ª arte, ganhar um Oscar é um grande diferencial na carreira de qualquer profissional da indústria. Pois, mesmo para aqueles que não levam a estatueta para casa, a indicação ao prêmio já traz uma grande repercussão por si só!

E, se considerarmos a votação restrita aos especialistas, ganhar o Oscar também significa ter o reconhecimento perante seus colegas de profissão. 

O prêmio também é uma ótima maneira de abrir portas para novos projetos! E para os estúdios, ter suas produções na lista de indicações, traz um aumento significativo nos lucros. Então só tem vantagem, certo?

Participação do Brasil no Oscar

O cinema brasileiro já esteve algumas vezes na lista de indicados, mas, infelizmente, nunca recebeu a estatueta dourada.

Dentre as participações do Brasil no evento, vale destacar:

  • A indicação de Central do Brasil (1998) na categoria de Melhor Filme Internacional;
  • Fernanda Montenegro, indicada à Melhor Atriz, por seu papel, também, em Central do Brasil (1998); 
  • Cidade de Deus (2002), indicados nas categorias: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia;
  • O Beijo da Mulher-Aranha (1985), indicado para Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado;
  • E a indicação de Democracia em Vertigem (2019), como Melhor Documentário.

Este ano, a cerimônia acontecerá no dia 12 de março. E apesar de não contar com a participação de nenhuma obra brasileira, quem é fã de cinema, não pode deixar de acompanhar e comentar os escolhidos da 95ª edição do Oscar! 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas