As 7 maravilhas do mundo moderno | Blog Unigran Net

Você sabe quais são as 7 maravilhas do mundo moderno? Além de excelentes pontos turísticos, elas contam com belezas naturais de encher os olhos e ainda são exemplos da grandiosidade das obras criadas pelo homem. 

Portanto, sem tirar o mérito das deslumbrantes paisagens que são verdadeiras obras-primas da natureza, devemos assumir que o homem também é capaz de construir verdadeiras maravilhas de tirar o fôlego.

Pensando nisso e com o objetivo de atualizar a lista das 7 maravilhas criada pelos gregos na Antiguidade, a fundação New Open World Corporation fez uma votação. Esta buscou eleger aquelas que seriam as novas maravilhas da modernidade. Então, vale a pena ver essa lista e conhecer cada um desses monumentos.

As 7 maravilhas do mundo moderno

As obras escolhidas, além de belas, são importantes por sua representação histórica, cultural e arquitetônica. Por isso, selecionaram vários monumentos e os submeteram à votação popular. Anunciaram as 7 maravilhas escolhidas no ano de 2007, em Lisboa.

Coliseu (Fonte da imagem: Abril).

Coliseu (Itália)

O Coliseu, situado na capital italiana, Roma, é considerado o maior anfiteatro do mundo. Quando utilizavam-no para espetáculos, podia acomodar até 50 mil pessoas.

Desse modo, nele ocorriam uma série de espetáculos públicos como as famosas lutas de gladiadores, imortalizadas em tantos filmes. Tamanha fama não é à toa, já que essa é uma das maiores construções do Império Romano.

Machu Picchu (Peru)

Localizada no Peru, a 2.400 metros de altitude, a chamada “Cidade Perdida dos Incas” conta com uma arquitetura e história envoltas em mistério. Construída no século XV no cume de uma das montanhas da famosa Cordilheira dos Andes, ela foi redescoberta em 1911.

A cidade conta com cerca de 30% de sua construção original, tendo o resto sido reconstruído.

Machu Picchu (Fonte da imagem: Mega Curiosidades).

Chichén Itzá (México)

Igualmente aos Incas, a civilização Maia também está envolta em mistério, embora sua contribuição para a humanidade seja inegável.

Assim, Chichén Itzá foi considerada a capital e uma das mais importantes cidades Maias.

A península de Yucatán abriga a pirâmide de Kukulkan, uma estrutura com 365 degraus e 24 metros de altura, que foi um importante templo Maia.

Cristo Redentor (Brasil)

Cristo Redentor (Fonte da imagem: Trem do Corcovado).

Sim, nossa terra natal não ficou de fora! O Brasil também conta com uma obra dentre aquelas consideradas as 7 maravilhas do mundo. A famosa estátua de Jesus Cristo com seus braços abertos, localizada no topo do Morro do Corcovado, levou cinco anos para ser concluída.

O monumento tem 30 metros de altura e a extensão dos braços é de cerca de 28 metros. É considerado o grande cartão-postal da cidade do Rio de Janeiro e uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

Muralha da China (China)

A imensa construção da Grande Muralha possui cerca de 20 mil quilômetros e altura de 7 metros. O imperador chinês Qin Shihuang ordenou a construção da obra, com a finalidade de usá-la como proteção militar contra invasões inimigas. No entanto, ao longo da história, ela também serviu como meio de controle de fronteira.

Taj Mahal (Índia)

Uma das construções mais visitadas da Índia é fruto de uma triste história de amor. Localizado em Agra, o Taj Mahal é um mausoléu construído em mármore branco e pedras preciosas de acordo com ordens do imperador Shan Jahan.

Assim, o objetivo da construção dessa obra foi homenagear sua mulher, que faleceu após dar à luz ao 14º filho do casal. A construção da obra levou cerca de 22 anos para ser finalizada.

Taj Mahal (Fonte da imagem: Curiosity).

Petra (Jordânia)

A cidade histórica estabelecida como a capital da tribo árabe chamada nabateus está localizada ao sul da Jordânia, na cidade hoje chamada de Wadi Musa. Com construção datada de antes de Cristo, esse local também serviu de moradia para outras civilizações da antiguidade.

No entanto, diversos terremotos que abalaram a região no ano de 550 e a corrosão natural do tempo danificaram parcialmente sua estrutura, especialmente suas paredes de arenito. Mas sua beleza e imponência permaneceram mesmo após os anos.

E então, gostou de conhecer as 7 maravilhas do mundo moderno? 

Cada uma delas são um marco dos esforços das civilizações da época para dominar e adaptar-se ao ambiente que os rodeava. E, além disso, elas refletem as características de cada povo, seus aspectos culturais e tecnologias. 

Portanto, quem tem interesse no tema, também vai gostar da graduação em Geografia da Unigran USA!

Afinal, ela oferece uma perspectiva rica para analisar as 7 maravilhas do mundo moderno, conectando fatores físicos, culturais, históricos e geográficos que moldaram essas maravilhas e suas influências nas paisagens e sociedades ao redor do mundo.

Quer saber mais? Leia também: O mundo da Geografia: Tudo que você precisa saber


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas