Será que dá para ser real no mundo cheio de filtros, likes, seguidores e superficialidade? Bom, aparentemente é isso que os usuários das redes sociais estão buscando agora e, como consequência desse desejo por realidade, a rede social BeReal tornou-se um grande sucesso no último mês.
Mas afinal, do que se trata esse aplicativo e como ele gera impacto nas novas formas de consumo?
Como surgiu o BeReal e como ele funciona?
Por mais que tenha se tornado famoso e popular agora, o BeReal foi lançado em 2020, disponível para iOS e Android.
Na prática, o aplicativo funciona assim: todo dia, em um horário aleatório, o usuário recebe uma notificação de que já pode fazer a sua postagem. A famosa “hora do BeReal”!
A partir desse momento, ele tem dois minutos cronometrados para realizar o click da câmera traseira e frontal. Caso descarte a primeira tentativa, o número tentativas fica registrado na imagem, podendo ser visto por outras pessoas. Bem como, se houver atraso, também fica registrado.
Por fim, após a postagem, ele consegue visualizar e reagir às fotos clicadas por seus amigos e as fotos públicas, divulgadas na aba “Discovery” do app – que seria como um feed do Instagram.
No dia seguinte, em um novo horário aleatório, um novo aviso da plataforma é enviado e tudo começa novamente.
Uma geração saturada de superficialidade
Mas se essa rede social já existe desde 2020, porque o BeReal se popularizou apenas agora?
Existem inúmeras respostas que podem justificar o sucesso desse aplicativo. Contudo, destaca-se o momento atual em que as pessoas apresentam comportamentos cansados e enjoados de tudo que exale superficialidade.
Aquelas fotos muito produzidas não tem mais sido bem vistas, o excesso de filtros tem afastado os usuários e, até mesmo os vídeos publicitários desenvolvidos por influenciadores, estão perdendo o alcance quando feitos de uma forma muito comercial.
As pessoas buscam por realidade e situações cotidianas. Querem ver identificação e algo que mostre que a vida não é extraordinária todos os dias.
Assim, o BeReal traz justamente essa dinâmica desejada. A realidade por trás de todo o glamour que, por anos, vem sendo replicado em aplicativos como Instagram, Facebook e, em alguns casos, até mesmo o TikTok.
Livre de filtros e sem um aviso prévio de quando irá solicitar atualizações, o BeReal pode pegar as pessoas nos momentos mais simples da vida e mostrar aos demais usuários que
Como isso gera impacto nas marcas?
O comportamento das pessoas é onde os profissionais de marketing precisam ficar de olho, porque uma vez que o mesmo muda, é dever da marca se readaptar para conseguir atingir essas pessoas. Caso contrário, todo investimento para publicidade será jogado fora.
O sucesso do BeReal reforça essa necessidade das próprias marcas em se apresentar de forma mais real aos seus consumidores. Investir em publicidades que trazem situações cotidianas e uma vida comum, longe daquela narrativa muito perfeita intitulada de forma cômica como “comercial de margarina”.
A afirmação de que “pessoas se relacionam com pessoas” nunca foi tão real e essa é uma das justificativas da ascensão do BeReal. Assim, cabe aos profissionais de marketing, encontrar as melhores pessoas capazes de representar a marca comunicando-se de forma humanizada e o mais simples possível.
E, é claro que cada marca tem suas peculiaridades e não é possível definir um único comportamento do público definindo uma única personalidade famosa para representar todas as marcas de modo geral.
Mas, uma coisa é certa, as formas de consumo estão mudando e ignorar essa mudança é ficar para trás nessa corrida.
Para ficar por dentro não apenas dessas mudanças, como também se especializar para saber como agir mediante a elas, a graduação em Marketing se faz indispensável! Uma formação profissional traz uma visão analítica do mercado, possibilitando então que melhores decisões sejam tomadas nesse âmbito.
Conheça o curso de Marketing da Unigran USA! Com uma grade curricular completa, aqui você estuda apenas uma disciplina por mês, encaixando a graduação na sua rotina. Clique aqui.