Newsletter: como usar a seu favor e se diferenciar? | Blog Unigran Net

Existem diversas maneiras de manter o seu público engajado com a sua marca, mas o mais importante é sustentar esse relacionamento a partir de conteúdos relevantes a esses indivíduos. Desse modo, uma das estratégias que vale a pena conhecer é o Newsletter. 

Nunca ouviu falar sobre isso e tem dúvidas de como usá-lo a seu favor? Então acompanhe a leitura!

O que é Newsletter?

O Newsletter nada mais é do que um e-mail disparado com uma determinada frequência a fim de desenvolver ou fortalecer esse relacionamento da empresa com seus clientes ou clientes potenciais. 

Essa estratégia permite o envio de diferentes tipos de conteúdo, fazendo com que ela seja muito versátil e, claro, personalizada para cada marca e necessidade específica. 

No que tange ao famoso marketing digital, isso pode abranger muitas estratégias diferentes, como notícias sobre o setor que a sua empresa atua, lançamentos de novos produtos, promoções, postagens do blog da empresa, etc.

Todos esses exemplos podem ser aplicados, inclusive, simultaneamente. O importante é que cada disparo seja estrategicamente pensado e desenvolvido a fim de fortalecer o relacionamento e converter a venda. 

Por fim, depois de escolher o conteúdo, é preciso também analisar a frequência de envio e, mediante a isso, realizar o disparo.

Qual a diferença entre E-mail Marketing e Newsletter?

Mesmo que ambos os termos sejam disparados pelo mesmo veículo, existe uma diferença entre o E-mail Marketing e o Newsletter, tanto no formato quanto no objetivo. 

O E-mail Marketing tem como objetivo promover um determinado produto ou serviço. Assim, algumas estratégias de comunicação são utilizadas para atingir essa meta, como um texto mais persuasivo utilizando o copywriting e imagens que despertem mais desejo. 

Na contramão desse formato está o Newsletter! O foco, nesse caso, está em interesses para o público visando interação, construção de relacionamentos e, as vendas acabam aparecendo de forma indireta nesse tipo de estratégia. 

Assim, os métodos aplicados neste formato são mais voltados a uma curadoria de conteúdos que são relevantes ao público, bem como textos com formato mais informativo e educativo. 

Porém, vale ressaltar que ambos os métodos são formas eficazes de alcançar os clientes on-line. Contudo, o E-mail Marketing é mais adequado para a busca por conversões (vendas). E o Newsletter ajuda nutrindo seus leads com conteúdos de valor.

Leia também: Princípio de Pareto: quanto vale 20% de seus clientes?

Como se diferenciar em meio a vários e-mails?

(Fonte da imagem: Netquadro).

Como o Newsletter se trata de conteúdos educativos ou informativos, o risco de que os mesmos sejam ignorados pelos leitores acabam sendo uma possibilidade. Também por isso o ideal é buscar estratégias que venham otimizar esse conteúdo, diferenciando o e-mail da sua marca dos demais na caixa de entrada.

Vamos às dicas, então? 

Faça um design bonito e funcional

Nesse momento, faça um teste e pense como leitor: você se sentiria atraído por um e-mail com apenas um texto corrido, sem nenhuma imagem ou interação? 

Não? Dificilmente o seu público se sentirá curioso por isso também! Por isso, na hora de investir em uma Newsletter, lembre-se que para construir esse relacionamento de marca e cliente, é preciso que o cliente sinta-se interessado no que lhe está sendo oferecido. 

Um design bonito e funcional fará toda diferença nessa questão! 

Personalize o e-mail do remetente

Reforçando a ideia de que o Newsletter é a construção de um relacionamento com seu cliente, uma das melhores formas de se destacar é mostrando que aquele e-mail recebido foi produzido por uma pessoa de verdade. 

Muitas vezes, a tela do computador ou celular traz essa ideia de automatização tornando as relações mais frias. 

Então, personalizar o e-mail do remetente aquecerá essa relação, mostrando que há alguém por trás daquele conteúdo. 

Utilize um título criativo

Ainda sobre a parte escrita do seu Newsletter, pense que a atração para esse conteúdo começará ainda na caixa de entrada. Assim, será que é mesmo ideal deixar o “assunto” do seu e-mail tão breve e pouco atrativo?

O título é o grande determinante do interesse ou desinteresse do público por aquele conteúdo. Por isso, é importante criar um título criativo que fale diretamente com o público. 

Nesse caso, existem alguns “truques” que podem ajudar a construir um título que desperte a curiosidade do destinatário e faça-o abrir o seu e-mail no meio de tantos outros. Uma opção é fazer uso de perguntas e/ou piadinhas nichadas.

Essas são apenas três dicas de como otimizar essa estratégia ao máximo, porém se você deseja se tornar um especialista não só nesse tipo de conteúdo, mas em diversas formas de captar, manter e/ou converter leads, conheça a graduação em Marketing. 

Durante 4 semestres – 2 anos – você aprenderá as estratégias de mercado que são capazes de alavancar qualquer negócio. Seja para seu próprio investimento, como também para impulsionar empresas já existentes no mercado, já que, cada vez mais, elas sentem a necessidade de investir em um profissional de comunicação. 
Consulte a grade curricular completa do curso e as formas de ingresso acessando o nosso site, clique aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas