O mundo da Matemática: Tudo que você precisa saber | Blog Unigran Net

A matemática é, sem dúvidas, uma das disciplinas escolares que mais se fazem presentes no nosso cotidiano. Seja no despertador que toca pela manhã, por trás das melhores redes sociais ou como base que norteia toda economia do país e o mantém de pé. 

Por isso, muito mais que uma sala de aula, o mercado para o profissional graduado em Matemática é gigante. Vamos conhecer a fundo essa graduação e suas oportunidades? Acompanhe a leitura. 

A necessidade da Matemática no mundo

Você já imaginou como seria o mundo sem a matemática? Para alguns isso pode até soar como o paraíso, mas a verdade é que a ausência dela limitaria o crescimento da sociedade e colocaria um ponto final em todas as grandes descobertas tecnológicas existentes até o presente momento. 

Acredite, antes do celular que você usa todos os dias, a matemática se fez necessária! 

E essa importância da matemática foi notada lá no Antigo Egito e no Império Babilônico, quando o povo precisava contar e medir. Naquela época, isso era feito com uso dos dedos das mãos, ossos, pedras e pedaços de madeira. Assim, eles conseguiam controlar suas atividades da melhor forma. 

Em outras palavras, apesar de grandes nomes serem reconhecidos nesse universo, pode-se dizer que a matemática não teve um inventor, mas que ela surgiu a partir da necessidade dos seres humanos. 

Como é a graduação em Matemática?

Partindo da ideia de necessidade dos seres humanos, muitos estudos foram feitos, teorias aperfeiçoadas e teses comprovadas. Muitos anos se passaram até que uma graduação em Matemática existisse de fato e tomasse o peso que tem hoje na sociedade. 

Dessa forma, é durante a faculdade de Matemática que os estudantes compreendem verdadeiramente os desafios dessa área e como através dela é possível gerar impactos na história de um povo.

Além do domínio sobre cálculos, a graduação também possibilita que os alunos preparem profissionais capazes de atuar em diferentes segmentos tendo como base toda essa parte numérica. Ou seja, a partir de um matemático, muitos outros profissionais poderão ser formados! 

Perfil do profissional formado em Matemática

(Fonte da Imagem: Zhuanlan).

Não é mito quando falam que para cursar Matemática é preciso gostar de número e cálculos. Isso é mesmo um fato, porém nem só isso compõem o perfil de um profissional formado nessa área. 

Para os que optam pela carreira acadêmica é importante ter boa comunicação e saber se expressar com objetividade e clareza. Afinal, você será responsável em passar conhecimento para os próximos matemáticos que estarão na linha de frente. 

Quem deseja trabalhar com pesquisa deve ter disciplina e organização para se concentrar nos estudos. 

Vale ressaltar também que ter afinidade com tecnologia e linguagens de programação é muito importante para quem decide por trabalhar com Matemática Aplicada.

As possíveis áreas de atuação

O maior mercado para os matemáticos é o da docência, principalmente em escolas de ensino fundamental e médio. Porém outras áreas também podem ser exploradas. 

Docência: 

Nessa área de atuação, o matemático poderá atuar nas salas de aula passando seus conhecimentos adiante. Seja no ensino fundamental ou médio. 

Como professor, se destaca o profissional que além de ter uma boa didática, também compreende a importância desse feito na sociedade e usa a seu favor toda criatividade e materiais possíveis — feiras, seminários, jogos ou a tecnologia de modo geral. 

Entretanto, o formado em matemática pode se especializar para atuar em outras áreas mais específicas no mercado. 

Modelagem:

Nessa área de atuação, o profissional formado em Matemática fará experimentos e chegará a uma fórmula que seja ideal para encontrar ou identificar qualquer variável daquele caso. Isso serve para encontrar e prevenir problemas em qualquer segmento em que o matemático for solicitado. 

Matemática Aplicada:

(Fonte da Imagem: Warren).

Essa área é onde o profissional vai aplicar a matemática em ramos diferentes, como medicina, economia e agronomia.

Alan Turing é um grande exemplo dessa área. Ele foi um importante matemático e precursor da Ciência da Computação. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi contratado pelo governo britânico para desvendar códigos alemães — nesse caso, a Matemática foi aplicada no domínio militar.

O setor financeiro também precisa muito desses profissionais, assim como institutos de pesquisa e estatística.

Design de produtos:

É natural que com os avanços tecnológicos e com o Metaverso se aproximando cada vez mais, as empresas vão precisar de mais produtos digitais, como softwares e aplicações internas ou não. 

Assim, o matemático tem total capacidade para trabalhar em organizações focadas no desenvolvimento dessas áreas ou mesmo como autônomo, trabalhando por conta própria.

Biomatemática:

A Biomatemática é voltada para o uso de modelos matemáticos para estudar questões biológicas. Essa área combina os usos das duas ciências, resolve problemas da Biologia e também da área da Matemática.

Esse profissional vai trabalhar com hipóteses sobre custo de vida de diversas gerações, abordagem de tipos sanguíneos e tudo o que relaciona essas duas áreas.

Matemática Financeira:

O matemático dessa área vai fazer cálculos de projeção, que é tipo uma “conta vidente”. Dessa forma, consegue prever o que pode acontecer ou o que vai acontecer caso tudo dê certo.

Pode atuar também com o desenvolvimento de produtos no mercado financeiro, financiamentos, fundos de investimentos, etc. 

Nota-se que quem faz faculdade de Matemática acaba tendo muitas possibilidades profissionais, mas, para ter um diferencial competitivo no mercado, é fundamental escolher uma instituição que tenha uma boa avaliação no Ministério de Educação. 

A graduação em Matemática na Unigran USA é nota 4 pelo MEC. São quatro estrelas que reforçam a nossa preocupação com a sua formação do começo ao fim. Contamos com uma plataforma própria e conteúdos atualizados para você estudar onde e quando quiser! 

Saiba mais sobre as formas de ingresso acessando o nosso site, clique aqui! 

Leia também: Avaliação do MEC: Qual a importância para instituição e alunos?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas