A agitação do dia a dia, por muitas vezes, nos deixa atordoados com inúmeras ideias que rondam nossa cabeça. E quanto mais retemos informações, mais nós ficamos estressados, preocupados, ansiosos e, até mesmo, usamos da procrastinação para adiar alguns afazeres.
Se você se sente constantemente de “cabeça cheia”, então precisa conhecer o Brain Dump!
O que é Brain Dump?
Sabe quando tudo parece tão conturbado que até nossas ideias ficam bagunçadas dentro da cabeça? Então, nesses momentos, é comum que a insegurança também apareça e, com ela, a frustração. E é assim que a produtividade cai e somos pegos pela auto sabotagem.
É para essas situações que o Brain Dump é indicado.
Na tradução literal, Brain Dump significa “Despejo de cérebro”. Essa técnica tem como objetivo ajudar na reorganização de pensamentos, para que seja possível entender melhor tudo aquilo que precisa ser feito e, até, identificar problemas com os quais você não precisa se preocupar naquele instante.
Como fazer seu Brain Dump?
Além dos muitos benefícios, o Brain Dump também tem como grande vantagem ser um método extremamente fácil, prático e acessível. Por isso, é muito simples fazer o seu!
Escolha um local
Para fazer o seu próprio Brain Dump você só vai precisar de um local para fazer anotações. Ou seja, ele pode ser feito em um bloquinho de papel, uma agenda, um documento no Word ou onde preferir. Portanto, o que realmente importa é que ele seja feito sempre no mesmo local e, de preferência, onde você possa ter acesso com facilidade, para caso precise rever alguma anotação.
Escreva, escreva, escreva
Agora, vamos colocar esse método realmente em prática! Para isso você só precisa escrever tudo que está na sua cabeça. Tudo mesmo!
Primeiramente, coloque no papel tudo que estiver preocupando, todos os sentimentos que está sentindo, as tarefas que estão pendentes, etc. Deixe fluir os pensamentos, sem se preocupar com a ordem e evite ao máximo julgar aquilo que vem à sua mente.
Você pode fazê-lo em tópicos ou em um texto corrido e, caso não saiba o que escrever, procure analisar áreas como: casa, trabalho, estudos e vida social.
Reorganize as ideias do Brain Dump
Depois que já estiver anotado todos os seus pensamentos, é hora de reorganizar!
Nesse momento você pode atribuir diferentes cores para cada área, grifar conforme a importância, enumerar por grau de prioridade ou repassar essas informações, ordenadamente, para seu planner ou bullet journal.
Leia também: Bullet Journal: O que é e como ele pode te ajudar?
Priorizar, excluir ou delegar?
Quando aqueles pensamentos soltos estiverem listados e organizados, você poderá dedicar sua atenção à análise de cada item.
Esse é um ótimo momento para verificar em quais tarefas você vai precisar empregar mais tempo e esforço, assim como qual tarefa pode ser delegada ou depende de outra pessoa para seu cumprimento. É possível até mesmo identificar algumas preocupações das quais precisamos nos desapegar, como por exemplo, um compromisso marcado para o próximo mês, mas que está ocupando sua cabeça desde já.
Assim, para deixar essa etapa ainda mais simples, você pode estruturar seus afazeres em 3 colunas que você pode chamar de: Hoje ou Urgente, Em breve e Para depois.
Coloque na coluna “Hoje” todas as tarefas que precisam da sua atenção com urgência e possam ser resolvidas durante aquele dia. Destine ao “Em breve” tudo aquilo que precisa ser feito com prioridade, mas sem a necessidade de ser realizada naquele mesmo dia. E em “Para depois” todos os compromissos que, como o nome já diz, podem ficar para depois.
Leia também: Urgente ou importante? Aprenda organizar seu tempo
Mas e a ansiedade de lidar com essas tarefas futuras? Bem, para administrar melhor todas essas demandas, evitando ao máximo sofrer com a ansiedade, você deve traçar um plano de ações necessárias para cada item da sua lista. Ou seja, se o compromisso do próximo mês já é motivo de preocupação, o melhor é listar o que você precisará para esse evento, com todas as ações devidas e até mesmo estipular uma data para que cada etapa seja concluída.
Benefícios do Brain Dump:
Por fim, agora que você já entendeu como pode montar seu próprio Brain Dump, veja também alguns dos benefícios que esse método traz para sua rotina.
Com essa prática você consegue:
- Organizar tarefas por prioridades;
- Traçar estratégias para a resolução dos problemas;
- Reduzir o estresse e ansiedade;
- Diminuir a sensação de sobrecarga;
- Reunir informações importantes em um só lugar;
- Manter uma melhor organização;
- Melhorar a memória;
- Ter mais foco e concentração.
Viu quantos benefícios? Ah! E você pode fazer seu Brain Dump sempre que houver necessidade.
Ele pode ser um ótimo método para começar seu dia, listando as tarefas diárias, por exemplo, ou mesmo, antes de dormir, para organizar os afazeres do dia seguinte e até pensamentos que causariam insônia.
Agora que você já sabe como fazer, coloque o Brain Dump no seu cotidiano e aproveite uma vida mais organizada e produtiva.